Terapia Sistêmica Constelação Familiar


TERAPIA SISTÊMICA CONSTELAÇÃO FAMILIAR

BERT HELLINGER SISTEMIC THERAPY

Pelo Método de Constelações Familiares e Organizacionais é possível identificar por meio das percepções e dos sentimentos de alguns de seus representantes, a atuação de forças essenciais e dos bloqueios existentes dentro de um sistema em questão. Dessa forma é feito um diagnóstico claro da situação a partir do conhecimento da realidade representada, permitindo a resolução com eficiência para cada caso. Atendimentos individuais e Workshops vivênciais com grupos mensais e trimestrais.Organizador dos treinamentos Sul Americano em terapia sistemica fenomenologica de Bert Hellinger chncelado pelo Wiska Alemanha

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL COM CONSULTORIA E CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

PARA EMPRESAS PRIVADAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS

     Formação de novos grupos para:

*      Especialização Internacional em Constelações Sistêmicas Organizacionais
CESAC – SP – (11) 3872-4562 – http://www.constelacaooirganizacional.com/

*      1ª Formação Nacional em constelações Familiares (previsto para 2012)

        Informações – Adriana – BH – (31) 3227-4983 – regis.bh@terra.com.br

1ª FORMAÇÃO NACIONAL EM CONSTELAÇÕES FAMILIARES

Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais

Bert Hellinger, filósofo e terapeuta alemão, desenvolveu uma série de novos procedimentos psicoterapêuticos com o  enfoque nas dinâmicas que envolvem várias gerações familiares compreendendo melhor as implicações trágicas e freqüentemente inconscientes dentro das famílias, implicações essas que ele reuniu sob o conceito de “Ordens do Amor”.
Através do Método de Constelações Familiares e Organizacionais é possível identificar por meio das percepções e dos sentimentos de alguns de seus representantes, a atuação de forças essenciais e dos bloqueios existentes dentro de um sistema em questão. Dessa forma é feito um diagnóstico claro da situação a partir do conhecimento da realidade representada, permitindo a resolução com eficiência para cada caso.

Atendimentos individuais e WorkShops vivênciais com grupos mensais e trimestrais em 4 cidades,  informações em:

·        Brasília – Graziela (61) 8131-5566

·        Vitória – Maria Gorete(27)88786437  e  Pedro Camilo (27) 9932-0353

·        Belo Horizonte – Adriana (31) 3227-4983

Os WorkShops são conduzidos pelo Psicólogo Clínico Reginaldo Teixeira Coelho (Regis);  formado pela UFMG; especializado em Análise Bioenergética pelo International Institute Bionergetic Analisys-NY-USA; em Cinesiologia Aplicada pelo The Three and one Concepts– Burbank-CA-USA, em Psicodrama e dinâmica de Grupo pelo SOBRAPE – Brasil, Organizador Geral das 1ª, 2ª e 3ª formações em Terapia Sistêmica Familiar Fenomenológica de Bert Hellinger no Brasil, cursos certificados pelo WISKA e IAG (Int. Arbeitsgemeinschaft für Systemische Lösungen nach Bert Hellinger e.V. Munique-GER); Vice-presidente da ABC Sistemas (Associação Brasileira de Constelações Sistêmicas).

Studio de Analise Bioenergética, Cinesiologia Clínica e Constelações Sistêmicas

Rua Santa Rita Durão 339 sala 08 – Funcionários – Belo Horizonte – 30140110

E-mail: mailto:regis.bh@terra.com.br                         http: http://www.bioenergeticabrasil.com.br/

Setembro de 2007

 

Carta do posicionamento da ABC Sistemas frente à dissidência 

da Bert Hellinger Academic Science 

o grupo ISKA (Associação alemã de Constelações Sistêmicas)

 Belo Horizonte 12/09/2007   

 Caros colegas:

    Em resposta a uma avalanche de e-mails  recebidos esta semana, tanto quanto presidente da ABC sistemas e quanto organizador da 1ª, 2ª 3ª formação em Terapia Sistêmica Familiar Fenomenológica de Bert Hellinger pedindo um esclarecimento ou posicionamento venho manifestar:

    A terapia sistêmica familiar foi desenhada e indicada para nós por Richard Hoffmann (terapeuta alemão que por vários anos vem atuando em diversas áreas no Brasil), que juntamente com Jacob Schneider iniciou esse projeto de formação aqui  a partir do 2000. Essa formação foi baseada no Instituto IAG, hoje denominado ISKA, que tem entre seus propósitos uma padronização e  desenvolvimento de metodologia e técnicas para o treinamento de consteladores.

    Nessa época, Bert Hellinger não se interessava pelas formações, e deixou isso a cargo dos seus colaboradores Gunthard. Weber (professor de psiquiatria na Universidade de Heidelberg), J. Schneider (professor em terapia familiar sistêmica), Sieglinde Schneider (pedagoga), Hunter Beaumont (filosofo) e outros, o desenvolvimento desse trabalho. Nós aqui no Brasil, recebemos a formação desse grupo.

 Esse modelo se tornou  internacionalmente aceito e  concorre agora a uma validação acadêmica e científica. Por mover aspectos da psique, do inconsciente e da alma, que fazem parte do campo da psicologia, psiquiatria , assistência social, filosofia e  sociologia, mesmo não pertencendo à nenhuma dessas ciências , a medida que vem ganhando um cunho científico, vem sendo utilizado por elas. Outros profissionais que já atuavam na área aqui no Brasil no treinamento de consteladores também aderiram ao programa do IAG tais como: Mimansa Érika, Peter Spelter, Renato Shaan, Lorens Weist, César Santiago e vem seguindo seus programas neste estilo

Esse tem sido o esforço do nosso grupo, que acredita na técnica e na metodologia  desenvolvidas  e quer  acrescentar à elas, a importância e reconhecimento  devidos no mundo científico

      Neste último final de semana em Brasilia, Bert Hellinger e Marie Sofie, divulgaram um novo tipo de formação, iniciada por eles, chamada Bert Hellinger Academic Science. As colocações dele são polêmicas, haja visto que, praticamente, ele parece proscrever qualquer outra formação que não a sua. Lembramos que apesar de Bert Hellinger ser o iniciador do movimento das constelações, até então, ele não se interessava na formação e nem  metodologias para cursos de formação de profissionais. Essa formação divulgada por ele agora, não existia anteriormente, portanto são técnicas e metodologias ainda desconhecidas por nós. e que se  precisa de um tempo mínimo para  verificar seus efeitos curativos na vida cotidiana dos clientes

     A  história nos mostra que as dissidências e disputas de poder, tais como Freud, Jung e Reich na psicologia, Lowen e Pierrakos, na Bioenergética, são inerentes  dos seres humanos. E a experiência nos diz, que em momentos como estes, o melhor a fazer é aguardar, antes de tomarmos alguma posição.

Isso não quer dizer que estamos inertes ou indiferentes ao que aconteceu... Estamos apenas dando um tempo para que Grande Alma atue nesta situação e coloque as coisas no lugar.

    Como preconiza  o paradigma sistêmico (Gregory Baterson Ph.D); “criadores, participantes, estudantes, treinadores estamos interligados na mesma malha e que todos são importantes e que só existe um criador porque existe os que apóiam e os que usufruem da criação e que somos todos veículos de uma Mente Superior maior da qual emanam todos os Conhecimentos”

 Saudações

Reginaldo Teixeira Coelho (Regis)

Diretor Presidente da ABC Sistemas

 

Carta de manifestação de Richard Hoffmann – Coordenador Geral das 1ª, 2ª e 3ª Formações em Terapia Sistêmica Familiar de Bert Hellinger

 

Dear Regis,

 München 13/09/2007

I write in English. I find your open letter, particulary your final conclusions, aprobiate to the situation.

I understand the upraisal of anger, frustration and preoccupation of many people in Brazil, feeling kicked out of a nest.

As a matter of fact, this  is a decisive momentum and opportunity for the brazilian, as well for the international community of students and professianals of constellation work, to now stand increasingly for themselves and develope their work in their personal way with a high sense of professional  responsibility as well as confronting themselves with professional national and international standards. This is today much more relevant, than looking for approval where there is none.

In Germany exists for  a while a separation and differenciation between Hellingers personal school and the other groups of people trained in the method, normality. It will develope into normality in Brazil as well and the field of dedicated and serious constellators will develope creative solutions for this situations which seems not to be right and not fitting. And maybe it fits that it doesnt fit...

I recommend to get clearity on the legal aspects of this situation, I dont think that Hellinger can take away any authorization to use the method to people who did trainings in Brazil in the past.

Regis, however , I will discuss the situation with Jakob Schneider, Gunthard is very difficult to get reached.

I let you know soon about the conclusion we draw out of our discusson.

All the best to you guys.

Richard Hoffmann

 ESTE FOI O MODELO DOS  TREINAMENTOS FEITOS

 

3a FORMAÇÃO em Terapia Sistêmica e
 

Fenomenológica  de  Bert  Hellinger

Concluida

 

“CONSTELAÇÕES FAMILIARES”

    23 de Março de 2006 - 09 de Setembro de 2008

           Coordenação Geral: Richard Hoffmann - Alemanha

Organização Geral: Reginaldo Teixeira Coelho (Regis) - Belo Horizonte

e-mail: regis.bh@terra.com.br

 

· A 1a Formação foi concluída em março 2004.

· A 2a Formação está sendo realizada e conta com mais de 60 participantes de várias partes do Brasil, e será concluída em Março de 2006.


A colocação familiar segundo Bert Hellinger:

Com a sua forma condensada de colocações familiares, Bert Hellinger desenvolveu uma série de novos procedimentos psicoterapêuticos. O enfoque de dinâmicas que envolvem várias gerações fez com que passasse a compreender melhor as implicações fatídicas e freqüentemente inconscientes dentro das famílias, implicações essas que ele reuniu sob o conceito de “Ordens do Amor”. No centro das atenções está a percepção de forças atuantes (p. ex. o “Amor vinculador”, a “Consciência” , a “Alma grande”) que se devotam ao bem-estar e aos direitos de todos, inclusive de familiares falecidos há muito tempo, e que mantêm coesos à família e o clã.

O retrato de uma família colocado no espaço revela de forma sucinta as implicações, os bloqueios e os vínculos secretos, transformando-se em ponto de partida de um processo de solução: procurar descobrir os destinos do amor primário da criança transformando-o a partir de um amor cego em amor sensato e cônscio; libertar o indivíduo da identificação com familiares excluídos inserindo-o no sistema familiar pela valorização; transformando a culpa reconhecida em força para o bem; experimentar a benevolência e a força que emanam dos falecidos quando estes são devidamente reconhecidos; consentir com a existência para que seja possível a reconciliação e a aceitação de um destino difícil, de doenças e da morte. Representante, cliente e terapeuta procuram juntos soluções, em consonância com o todo. Seu procedimento é fenomenológico.

Bert Hellinger diz:  “... prescindimos do habitual na medida do possível, inclusive das nossas teorias ou convicções, expondo-nos à realidade apreensível da maneira que ela se manifesta e também se transforma com o decorrer do tempo. Ficamos esperando para ver se no mundo interior começa a brilhar uma luz que nos ofusca de repente, como um raio, como algo verdadeiro e essencial, algo que nos ponha em consonância com uma realidade que deixa para trás o saber e o querer do eu para confirmar-se em seu efeito.”

Leitura: 

Editôra Cultrix: Simetria oculta do amor; Constelações Familiares. 

Editôra Atman: A fonte não precisa perguntar o caminho; O essencial é simples; 
A visão sistêmica dos contos de fadas; Você é um de nós.

 

Os objetivos desta Formação:

Esta Formação tem o objetivo de mostrar em que consiste o método da colocação familiar e de outros sistemas de relação, e quais os procedimentos concomitantes de terapia breve aplicando-os a si próprio sob a orientação de alguns dos seus representantes mais experientes. Recorrendo à casos concretos da própria clínica e de clientes presentes, são aprofundadas as experiências colhidas e, no decorrer do treinamento, passa-se aos poucos à prática supervisionada de colocações.

Os procedimentos metodológicos são transmitidos passo a passo, sempre em relação com os diversos sistemas, e os efeitos dos “ordenamentos do amor e da vida”, observados dentro dos sistemas de relação, são comentados com base em casos concretos. Mais importante do que a transmissão do conhecimento das ferramentas e da compreensão dos dinamismos é o exercício que leva a uma atitude interna do terapeuta que se coloca com toda a sua experiência e competência a serviço de um contexto maior, deixando-se orientar pelos fenômenos e abrindo-se para a sabedoria do campo psíquico ciente que revela sua ação no espaço.

Os dirigentes desta Formação

A Formação é dirigida por uma equipe de Instrutores experientes, que foram e ainda são de longa data, colaboradores de Bert Hellinger da primeira geração. Experientes em Constelações Familiares formam novos psicoterapeutas nessa técnica há vários anos, tendo assim desenvolvido suas próprias diferenciações.

Jakob Schneider (Alemanha) - Psicólogo e Terapeuta de casais e de famílias. Exerceu as funções de encarregado da assistência aos jovens e de orientador de casais a serviço da igreja. Formou-se em NLP e psicoterapia sistêmica. Dirige seminários de colocação familiar na Alemanha, Itália e Brasil; supervisiona clínicas e instituições sociais. Sua especialidade é o estudo dos efeitos das “Ordens do Amor” nas relações e a inclusão de contos de fada e de histórias literárias no trabalho com vínculos de destino.

Sieglinde Schneider (Alemanha) - Professora e Orientadora em escolas, faz orientação sistêmica de jovens, casais e famílias e dirige grupos de auto-experiência com colocações de famílias e organizações. Acumulou experiência especial com crianças com distúrbios de comportamento e/ou de aprendizagem e com os respectivos pais. Ensina como a colocação familiar pode ser transferida de modo intenso para a orientação individual, lançando mão de figuras.

Dr. Gunthard Weber (Alemanha) – Médico, Psiquiatra, Terapeuta e Professor da Psicoterapia Sistêmica. Co-fundador e professor-terapeuta do Instituto “”IGST”” de Heidelberg, Alemanha. Deu início ao circulo dos estudos “Soluções Sistêmicas segundo Bert Hellinger”, autor de vários livros e dirigente de cursos de formação internacionais. Diretor e fundador do IAG - Int. Arbeitsgemeinschaft für Systemische Lösungen nach Bert Hellinger e.V.”Munique - Alemanha (Associação Internacional para soluções sistêmicas de Bert Hellinger - associação registrada como utilidade pública).  

 

Christine Essen (Áustria) – Psicóloga, Consultora Sistêmica Organizacional, supervisora de Trabalhos de Constelação Sistêmica, professora de dança e movimento. Coordenadora de cursos para formação em trabalhos  de Colocação Organizacional, , Estrutural e Familiar. Co-autora do livro “Corporificações: colocações sistêmicas, trabalho de corpo e ritual”.

 

 

 

Hedy Leitner-Diehl Psicoterapeuta desde 1983. A partir de 1993  trabalha  com listas da família e da organização, linha dos seminários e treinamento avançado no repouso e no exterior, Supervisão em mecanismos sociais diferentes, informação do sistema nas empresas. O membro do „ do comitê de gerência da sociedade alemão para o sistema alista o “ (DGfS). Faz parte do grupo Bavaria sul regional do DGfS.  O membro do De Therapeutenliste da sociedade alemã para o sistema alista nas soluções systemic internacionais do grupo de funcionamento após o “ de Bert Hellinger (DGfS IAG).



 

Pré-Requisitos:

Para participar da Formação é necessário que o aluno tenha feito pelo menos um seminário ou workshop em terapia sistêmica familiar. Esta Formação visa a participação de psicoterapeutas e de profissionais de orientação, aconselhamento e cura.  Também é necessário que o futuro aluno tenha concluído um curso de qualificação, ou possua uma formação básica em psicoterapia / consultoria que lhe permita exercer legitimamente esta profissão (psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, médicos, vigários e pastores, consultores, juizes e advogados).

Certificado de conclusão:

Ao final da Formação os participantes terão direito a um certificado autenticado firmado pelos professores e organizadores.

Estrutura da Formação:

· A Formação será ministrada em 156 horas:

· Serão 7 módulos num total de 26 dias, com 6 horas/dia.

 

· Os seminários começam, as 9:00 h do primeiro dia e terminam as 16:00 h do último dia. Hospedagem e alimentação, não estão incluídos no preço.

 

Locais de realização dos módulos: 

Os módulos serão realizados entre as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo ou em outra onde houver maior quorum. 

Requeremos aos participantes que se reúnam em grupos de estudo regionais, sempre por dois finais de semana no período entre os módulos.  Ao longo de toda a Formação (entre 2006 e 2008), serão, no total, 14 finais de semana. Os estudos regionais poderão se alternar entre as capitais acima citadas sendo coordenados pelos organizadores locais, que são familiarizados com o trabalho de Bert Hellinger. Exceto o alojamento e a alimentação, não haverá mais nenhum custo extra nos treinamentos.

 

Organização local:

·     Gabriel Campêlo   ( Rio de Janeiro ) campelolumiar@bol.com.br

·     Carmen Correa  (Belo Horizonte) spamente@terra.com.br

·     Reginaldo Teixeira Coelho (Belo Horizonte) regis.bh@terra.com.br

·     Elizabete Ferreira Carneiro (Brasília) elisabeteyoga@yahoo.com.br

·     Vânia M. Siqueira Campos (Goiânia) catapinha@cultura.com.br e

·     Dagmar S. Ramos (Goiânia) renaissancemed@uol.com.br

·     Paulo Ferreira Gomes (São Paulo) nuovasp@terra.com.br

·     Jovita Carlos Feitosa (Maceió) - jovitapsi@hotmail.com

·      Organização Geral: Reginaldo Teixeira Coelho (BH-MG) regis.bh@terra.com.br

·      Coordenação Geral: Richard Hoffmann (Alemanha) richardroffmann1@aol.com


 Terapia Sistêmica e Fenomenológica de Bert Hellinger

PROGRAMA DAS FORMAÇÕES EM TERAPIA SISTÊMICA “CONSTELAÇÕES FAMILIARES”

Coordenação Geral: Richard Hoffmann - Alemanha

Organização Geral: Reginaldo Teixeira Coelho (Regis) - Belo Horizonte

e-mail: regis.bh@terra.com.br

Para maiores informções sobre as formaçoes concluidas ,conteudos programaticos,curriculos, professores internacionais entre no site : www.abcsistemas.org

As tres formações seguiram o modelo do programa  das formações da Alemanha de acordo com ISKA e IAG (Int. Arbeitsgemeinschaft für Systemische Lösungen nach Bert Hellinger e.V. Munique-GER); e da ABC Sistemas (Associação Brasileira de Constelações Sistêmicas). Supervisionados pelo coordenador científico o Dr. Guntard Weber e pelo coordenador pedagógico e Terapeuta, Jakob Schneider. 

·       A 1ª Formação foi concluída em março 2004.

·       A 2ª Formação foi concluída em março 2006.

·       A 3ª Formação foi concluída em março 2008

Relação dos alunos que concluíram os Cursos de Formação para esta informação entre no site:

www.abcsistemas.org

Para corrigir dados das listas abaixo envie um e-mail com nome, n° da formação e dados para correção

1a Formação - março 2004
2a Formação - março 2006
3a Formação - março 2008

Veja mais sobre Supervisão com Jakob Schneider em Supervisao

Inserção da lista em breve...

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS FAMILIARES E PSICOSSOMATICA – Maio 2013

Condução Reginaldo Teixeira Coelho (Regis)

Veja em agenda

Voltar - Back

Informações - Information

regis.bh@terra.com.br   -  www.abcsistemas.org

Comments