:LEITURA CORPORAL

Relação Corpo Físico / Corpo Emocional



 
Nereida Vilela e Regis


Núcleo de Leitura Corporal criado há mais de 20 anos em Belo Horizonte sobre a Direção da Dra Nereida Vilela fisioterapeuta e professora na Universidade Federal de Minas Gerais junto com médicos e psicólogos, desenvolve seus estudos em torno do conhecimento de inspiração espiritual dos Essênios. È um conhecimento milenar acumulado na memória do planeta que reúne conhecimento na área medica que remontam das eras tribais, Grécia,Oriente médio, Índia China e que estão sendo traduzidos na linguagem da medicina moderna e disponibilizados aos profissionais da área da saúde. Esta escola tem um corpo docente muito especializado entre médicos, homeopatas, fisioterapeutas e psicólogos clínicos e já há mais de 12 anos sou aluno e colaborador, e como Analista bioenergético, Cinesiologista, e acupunturista, tenho verificado a universalidade e a eficácia dos conceitos na capacidade de decodificação dos processos patológicos como sinalizadores das disfunções entre corpo/mente descritos de uma maneira que esta bem em ressonância com as proposta de W.Reich e ª Lowen
        A leitura Corporal descreve as funções emocionais dos segmentos e das estruturas corporais e estuda as associações que existem entre as manifestações do Corpo Físico e os processos psíquicos e sensoriais do ser Humano.

        Sustentada na afirmação de que o corpo vive, registra, reage e revela a história individual, a Leitura Corporal relaciona as formas e a funcionalidade do corpo, os traços fisionômicos, as posturas, as sensações e os sintomas físicos aos conteúdos mentais e ás particularidades comportamentais e estabelece um paralelo entre a linguagem do corpo, o estado de saúde, as disfunções orgânicas e o auto-conhecimento.

Por entender que a saúde decorre da livre movimentação dos impulsos internos e da expressão original e espontânea, das emoções, sentimentos e querer vivido concebe as manifestações corporais como traduções do desejo e da vontade e como orientadoras do como agir e atuar. Vê, nos desconfortos e enfermidades, a sinalização de que existe insatisfação e do como se satisfazer. A Leitura Corporal avalia os desequilíbrios energéticos e os adoecimentos como reflexos da contenção, da limitação dada á experimentação do prazer e das distâncias criadas entre o Ser e o Estar e entre o Sentir e o Expressar, e identifica a doença como um mecanismo que ajuda na localização dos conflitos emocionais, facilita o entendimento dos processos pessoais, estimula a auto-aceitação e a reorganização do pensamento e da atuação.

Tem o propósito de mostrar que o re-prendizado e o exercício do conhecimento e do convívio com o corpo, a leitura e a compreensão de suas manifestações, são instrumentos para prevenção e evolução da saúde nós planos físico e sutis. A Leitura Corporal confia que cada sinal ou conformação física traz sua significância e permite a percepção do saudável e do adoecido, apontando o caminho para o re-equilíbrio e para a clareza, para a assimilação e aproveitamento de cada experiência vivida.

Na apresentação e trabalho clinico vamos mostrar através de movimentos o mapa do corpo humano e sua descrições anatômicas associadas com os processos comportamentais e seu significado na compreensão dos processos na clinica em terapias corporais

entre no site do Nucleo de Leitura corporal:www.leituracorporal.com.br

Temos um cdroorm como mapa da leitura corporal -interessados email:  regis.bh@terra.com.br



 

LETTURA CORPOREA

Relazione Corpo Fisico – Corpo Emozionale 

 La Lettura Corporea descrive le funzioni emotive degli organi e delle strutture corporee e studia le associazioni esistenti tra le manifestazioni del Corpo Fisico ed i processi psichici e sensoriali dell’Essere Umano; mette in relazione le forme e le funzioni del corpo, i tratti fisionomici, le posture, le sensazioni e i sintomi fisici nei contenuti mentali e nelle particolarità comportamentali  stabilendo un parallelo tra il linguaggio del corpo, lo stato di salute, le disfunzioni organiche e l’auto - consapevolezza.

 Considera la salute come uno stato di armonia e di coerenza tra l’Essere e lo Stare, tra il Sentire e l’Esprimere, ritenendo il dolore uno strumento di purificazione e di riconquista della salute, una manifestazione per liberare impulsi e flussi di energia stagnante;  un meccanismo che aiuta la localizzazione dei conflitti emozionali, facilitando la comprensione dei processi personali  stimolando l’auto – accettazione, la riorganizzazione del pensiero e dell’azione.

 Il Metodo ritiene  il corpo veicolo di espressione che vive, registra, reagisce, riflette e rivela le esperienze e gli apprendimenti della persona nel suo viaggio nel mondo fisico.

È un percorso di Ricerca e di Cura dall’Interno, dall’Anima, uno strumento di prevenzione, un processo che conduce alla guarigione attraverso l’auto–consapevolezza e l’auto–comprensione.

 La Lettura Corporea sostiene e stimola il cambiamento dei comportamenti ed il rinnovamento del quotidiano, favorisce il riequilibrio energetico, la crescita, la maturazione e lo stato di salute.

 

La libera espressione realizza ed espande l’Essere.

sito internet:

www.leituracorporal.com.br

interessati nel cdroom della mapa lettura corporea email: regis.bh@terra.com.br